-
Arquitetos: Humberto Conde Arquitectos
- Área: 576 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta prevê a ocupação de toda a largura do lote, por intermédio de um polígono retangular com cobertura de duas águas. Sendo que o acesso apenas se faz pela Rua Aliança Operária, é com esta via que o edifício proposto se relaciona mais diretamente, através de uma ponte/passagem, dada a existência de pátios abaixo do nível de referência.
A distribuição do programa e dos fogos na área estabelecida para construção, faz-se no típico sistema de esquerdo / direito, com núcleo de acessos verticais ao centro, devido às dimensões da área afeta. Ao nível dos interiores dos fogos, os mesmos são iguais e simétricos em todos os pisos. Tomando como pressuposto a orientação solar de Norte/Sul dos dois alçados opostos, a distribuição dos espaços interiores torna-se clara: a sala e cozinha integrada, funcionando como um bom open space social é virado a Sul, ligado à frente edificada com mais movimento e vida, e o quarto, espaço mais restrito e de descanso, é virado a Norte, tendo relação com o espaço verde proposto no logradouro. No centro do interior do fogo, surge a instalação sanitária divide e faz a ponte entre os espaços mais sociais e privados da habitação.
Numa intenção de prolongar os espaços interiores para as fachadas, é proposto um jogo de balanços nas mesmas pela materialização de varandas de estética leve, com revestimento que traduza a mesma sensação: constituídas por chapas perfuradas de cor branca, o mesmo material de todas as portadas de ensombramento, deixam passar a luz solar pelas aberturas do material, conferindo um jogo de contrastes no interior da habitação.